Freios não se perdem. São mal operados!
Recentemente diversas ocorrências foram noticiadas pela imprensa sobre um problema recorrente.
A "PERDA" DOS FREIOS
Acontece que principalmente caminhões e ônibus não perdem os freios e sim, não são operados adequadamente. Os resultados são catastróficos e podem ocasionar mortes e feridos graves em grandes extensões.
Mesmo um automóvel se numa descida de serra o motorista manter pressionado o pedal dos freios as lonas ou pastilhas sofrerão superaquecimento que chega a "vidrar" perdendo assim a eficiência. O veículo não consegue parar devido ao efeito físico do aquecimento chamado de fading que não permite o atrito suficiente para reter o movimento, mesmo com ABS e sistemas modernos.
Os veículos pesados, caminhões e ônibus, de fato são os mais preocupantes, pois devido à massa (peso bruto total) bem alto, a exigência da performance dos freios é muito alta. Portanto, não é suficiente o freio de serviço em longas descidas.
Para evitar essa situação, o motorista deve adotar medidas preventivas que envolvem conhecimento detalhado do seu veículo, ciência das boas condições mecânicas e um comportamento responsável na condução.
Neste Artigo reúno algumas informações básicas para ajudar no entendimento preventivo, por motoristas e instrutores visando como meta a redução desses lamentáveis episódios de sinistros de trânsito.
DESACELERE. SEU BEM MAIOR É A VIDA!
Em muitas aulas lecionadas, notei que a maioria dos profissionais condutores desconhece o funcionamento do freio retarder e até mesmo sua existência.