Língua Portuguesa e Redação Oficial
Bem-vindo!
Dentro do conteúdo programático do curso de Segurança no Trânsito não poderia faltar uma orientação pela correta formulação da comunicação falada e escrita na nossa língua.
As orientações sobre esse tema foram bem apresentadas didaticamente para a elaboração textual especializada de modo geral e especificamente para:
Compreender a comunicação humana em processo;
Qualificar a intenção comunicativa em geral;
Diferenciar tipologia textuais;
Diferenciar coloquialidade e padrão oficial em língua portuguesa;
Conhecer e aplicar os pressupostos da redação oficial.
Em uma divisão dos estudos em cinco etapas, estuda-se:
Imagem - pesquisa / fonte pixabay
Introdução à linguagem. A comunicação humana no contexto, diferenças, significados, funções, polissemias e polifonias e recursos na comunicação oral e escrita.
Construção do texto. Elaboração da redação, gramática, produção de textos presidida e direcionada.
Tipologia textual. Os diversos tipos de redação e suas estruturas.
Produção textual. A formação de uma redação oficial mediante consultas.
Padrão da língua portuguesa. Abordagem teórica e prática. Referência fundamental para alinhar uma redação oficial. Cuidados com as concordâncias e as morfossintaxes.
Essa disciplina é polivalente, pois não aborda exclusivamente a Segurança no Trânsito porém, orienta a comunicação emitida ou recebida que normalmente possuem textualizações oficiais como Leis, artigos técnicos, portarias, ofícios, decisões jurídicas, resoluções entre tantos mais no poder público.
Esse apoio contribui e muito até mesmo nas comunicações comerciais e na produção de teses e artigos acadêmicos seguindo as normas específicas como a ABNT ou Vancouver, por exemplo.
A orientação dessa disciplina está superior à simples reforço gramatical, apresentando os recursos mais estruturados para interagir no meio formal e dentro dos padrões oficiais.
É muito bom aprofundar-se no entendimento mais culto da língua e evitar o uso desmedido de termos vulgares e impróprios nas atividades que se relacionam com níveis intelectuais mais estruturados.
A língua culta não se limita aos papéis jurídicos ou acadêmicos, daí sua expansão pode alcançar uma expressão, uma vida para a música ou numa simples composição, sem nenhuma exceção.
Concluo com um trecho da poesia "Beira Mar" de autoria de Caetano Veloso que tamanha sua perfeição entoa a música interpretada por Gilberto Gil.
Na terra em que o mar não bate
Não bate o meu coração
O mar onde o céu flutua
Onde morre o sol e a lua
E acaba o caminho do chão
Nasci numa onda verde
Na espuma me batizei
Vim trazido numa rede
Na areia me enterrarei!
Imagem: Santa Cruz Cabrália, Bahia (do meu acervo)
Obrigado pela leitura!
Thyrso Guilarducci
댓글