Uma providência extremamente simples que evita graves incidentes e sinistros
Imagem crédito: Direct Industry https://www.directindustry.com/pt/prod/notrax-justrite-safety-group/product-23635-1813267.html
Quem já teve a curiosidade de observar as rotinas durante a chegada e partida de uma aeronave comercial nos aeroportos já deve ter visto que uma das primeiras coisas que é providenciada é a colocação dos calços nas rodas da aeronave.
Seguindo uma sequência de ações de segurança, tão logo a aeronave pare totalmente e os motores e as luzes vermelhas rotativas ou em flash vermelho são desligados, a primeira coisa que a equipe de manutenção e de serviços fazem na rampa é colocar os calços.
As aeronaves possuem um eficiente freio de estacionamento, porém as medidas redundantes de segurança exigem que se coloquem os calços para evitar algum deslocamento acidental. A aviação é uma área que pode espelhar muitos bons exemplos para aplicação prática no transporte rodoviário. Os calços de rodas é um deles e excelente recurso para evitar-se algum deslocamento acidental do veículo.
Imagem crédito: Wikipedia
Recentemente um semirreboque que não estava calçado desprendeu-se ou não engatou no cavalo mecânico numa rua em aclive. Resultado disso foi que estando sem freios aplicados pela falta de ar no reservatório, o semirreboque moveu-se ganhando velocidade e colidiu contra a frente de uma outra carreta que estava estacionada cerca de 50 metros atrás.
Veja a a cena postada pelo Jornal O Caminhoneiro:
Não houve vítimas pessoais, porém os danos na carreta atingida foram muito elevados.
Se a carreta que estava em operação de engate ou desengate estivesse devidamente calçada, com certeza não se moveria e nada disso ocorreria.
Muito provavelmente o motorista é um veterano, habilidoso, porém descuidou-se de uma tarefa preventiva muito elementar. A autoconfiança é outra situação que pode levar a um sinistro de trânsito.
Ao proceder o acoplamento de engate e desengate, o motorista deve seguir um rito como um checklist para verificar se os calços estão posicionados, se o pino rei foi devidamente travado na 5ª roda, as mangueiras conectadas, a tomada elétrica e antes de sair, conferir se o ar está suficiente para atuar na operação.
Ao sair, aplicar o freio só do semirreboque e cuidadosamente experimentar se o cavalo está realmente atrelado com o semirreboque. Caso o engate tenha sido falho, o cavalo avançará à frente sem a carreta. Parar imediatamente e retornar para novo acoplamento até que de fato engate com segurança.
As operações de engate e desengate preferencialmente devem ser feitas em terreno plano com os veículos alinhados. Isso facilita a operação e é mais seguro o travamento. É importante que uma pessoa acompanhe e ajude na manobra.
O USO DOS CALÇOS NOS ESTADOS UNIDOS
Imagem de um sinistro pela falta de calços em operação nos Estados Unidos com lesão fatal ao operador da empilhadeira.
Crédito hsseworld.com/Manchester, GA/USA
A maioria das empresas logísticas nos Estados Unidos têm por regra que as carretas encostem nas docas e obrigatoriamente coloquem os calços nas rodas. Algumas empresas ainda mais rigorosas exigem até mesmo o desengate do cavalo para evitar que ocorra algum mal-entendido e o motorista remova a carreta da doca no momento da operação de carga e descarga.
É muito comum naquele país que os eixos se movimentem totalmente para a traseira e assim permitir a entrada de empilhadeiras dentro do semirreboque para embarcar ou desembarcar os pallets e para tanto, os calços são fundamentais.
Agradeço a colega Jackeline Santos que sugeriu o tema, pois atuando como Especialista em Gestão, Legislação e Direito de Trânsito entendeu haver uma conexão preventiva ao assistir ao vídeo.
Um forte abraço e obrigado
Thyrso Guilarducci
NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!
Rev. 1 / 06/2023
Muito bom. Importante o calço nas rodas dos veículos, inclusive em minhas aulas, mesmo para veículos pequenos, o calço é uma segurança, por exemplo, numa eventual troca de pneus em automóveis de passeios quando ficam nos acostamentos, e, em razão de ser acostamento , é melhor que os passageiros fiquem no interior do veículo, somente o condutor sai para efetuar a troca, calçando os demais pneus que ficaram em contado com o solo.