Conheça um pouco da sinalização de trânsito nos Estados Unidos
A exemplo das publicações que já fiz sobre as sinalizações de trânsito no Brasil e no Canadá, vamos prosseguir com mais algumas das principais nos Estados Unidos.
Post # 5
As publicações anteriores desta série podem ser acessadas pelo links abaixo:
Post 1
Post 2
Post 3
Post 4
Foto: Capitolio - Washington, DC / crédito Pixabay
Algumas observações importantes sobre conduzir veículos no exterior foram postadas nas publicações de 1 a 4 desta mesma série. Recomendo inteirar-se para evitar aborrecimentos caso for dirigir fora do Brasil, mesmo na América do Sul.
Vamos à quinta etapa de sinalizações
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
STOP
Pare! Essa sinalização é a mais divulgada de todas e possui formato octogonal (única assim) de modo a ser identificada até pelo lado oposto em cor preta. Mesmo para quem ainda não saiba o significado da palavra stop em inglês, o formato por si leva-nos a nossa PARE (R-1) de parada obrigatória.
O mesmo raciocínio vale se estiver na Arábia ou em algum país de língua árabe.
A grafia pode mudar mas o formato e cores são iguais.
Placa PARE usada na Arábia Saudita e demais países árabes que são ao todo 22 nações.
PLACA STOP NOS ESTADOS UNIDOS
Os brasileiros na grande maioria entendem que a placa PARE é uma advertência para prestar atenção no cruzamento e que basta reduzir a velocidade, olhar e seguir em frente. Nos Estados Unidos nunca faça isso. Avistando a sinalização, pare totalmente o veículo e em seguida sim, não havendo riscos para acessar ou cruzar a via reinicie a aceleração.
Nunca ultrapasse a placa STOP sem parar totalmente o veículo e somente sair depois de certificar-se de que não causará conflito com direito de passagem e principalmente pedestres. Pode ser às 3 horas da madrugada sem uma única viva alma na rua, não importa. Pare, olhe bem e só então acelere e retome a marcha.
Acredite: um policial poderá surgir do inesperado. O policiamento nas cidades americanas é muito intenso e até mesmo veículos descaracterizados são usados.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
STATE SPEED LIMIT
Indica que o limite máximo em áreas urbanas, cidades ou vilas do Estado possui o limite indicado. Lembre-se que a unidade nos Estados Unidos é a Milha. Por exemplo no Estado de NY (New York), todas as cidades possuem esse limite máximo porém, existem velocidades muito menores conforme as necessidades, horários e riscos.
Nas rodovias siga as indicações locais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARKING WITH TIME RESTRICTIONS
Sinalização que restringe o estacionamento no local indicado no máximo por duas horas entre as 8:30 e 17:30h (pode ser livre ou mediante parquímetro ou app). Quando é pago consta informação como Toll Parking.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NO STANDING CARS TOWED AWAY
Nesse local é proibido estacionar porém é permitida a parada para embarque ou desembarque, desde que seja ágil. O aviso complementa que o veículo será guinchado se estacionar.
Aproveito para comentar a diferença entre parar e estacionar, tanto no Brasil como em muitos outros locais:
Parada: exclusivamente para embarque ou desembarque onde não exista sinalização contrária, como por exemplo no Brasil a Letra E com duas diagonais que formam um X. Se o motorista descer do veículo, ficar conversando com o passageiro, cena comum em aeroportos nas despedidas, aí já configura estacionamento.
Estacionamento: é colocar o veículo no meio fio e ausentar-se do veículo ou mesmo dentro do veículo sem que ocorra embarque ou desembarque.
Cuidado com as "rapidinhas". Deixar o carro num local com a sinalização acima para entrar numa loja "rapidinho" poderá ter uma surpresa de ter o veículo "lacrado" com uma trava de rodas. Isso impossibilita retirá-lo do local e o guincho rapidamente deverá chegar ao local. Só o operador do guincho possui chave para destravar e saiba que não há diálogo: feito isso é pagar a multa e custas para retirar o veículo. Se for de locadora, informe a empresa e prepare-se para uma salgada conta!
A sinalização nos Estados Unidos é muito ampla e possui ainda particularidades diferentes em muitos Estados.
Nem sempre uma placa será prontamente decifrada para um leigo e até mesmo para nativos de outros estados. O ideal é consultar o site do DMV local (Department of Motor Vehicles). É o correspondente ao nosso DETRAN em cada Estado Norte Americano.
Boa Viagem
Have a Nice Trip!
Agradeço pela leitura e também agradeço à Aline Araújo Silva, Professora da Rede Pública na cidade de São Paulo, SP pela gentileza de sua mensagem sobre a segurança no trânsito enviada e postada logo abaixo.
NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!
Thyrso Guilarducci
Rev.1 - 06/2023
Comments