Conheça um pouco da sinalização de trânsito nos Estados Unidos
A exemplo das publicações que já fiz sobre as sinalizações de trânsito no Brasil e no Canadá, inicio agora um pouco das principais nos Estados Unidos.
Post # 1
Se você está ou pretende dirigir nos Estados Unidos, é importante conhecer a sinalização local para evitar algum acidente, multas e problemas com a Lei.
Embora a sinalização de trânsito seja na maioria dos países no mundo todo uma convenção internacional dos símbolos, na verdade não é bem assim.
Começando pela placa de estacionamento proibido, no Brasil é a letra E com o traço diagonal em vermelho. Nos Estados Unidos a placa é do mesmo formato e cores porém a letra é P que significa Parking, ou em português Estacionamento. O Brasil utilizou a letra P também há muitos anos, porém com o atual código de Trânsito Brasileiro vigente desde 1998, a letra P foi mudada para E.
Na imagem histórica abaixo um registro de uma placa P de proibido estacionar na cidade de São Paulo nos anos 70 (incluindo uma famosa "boca de sino" que foi moda marcante (rs).
A propósito, naquele tempo os motoristas ignoravam a proibição e estacionavam à vontade (Naquele tempo????)
Crédito: Facebook/São Paulo Velhos Tempos
Antes de comentar algumas das muitas sinalizações, é importante saber que mesmo os nativos e residentes há muito tempo têm dificuldades com algumas sinalizações que mudam de Estado para Estado. Os DMV Estaduais criam símbolos próprios e às vezes estranhos para quem não é do próprio local.
O Estado da Califórnia é reconhecidamente o mais rigoroso em regras e fiscalização, sendo famoso e que rendeu até séries de TV com o nome CHIPS (California Highway Patrol) e atualmente muitos motoristas de carretas de outros estados chamam a Califórnia como "República Comunista da Califórnia" devido ao excesso de rigor como controle de velocidade e restrições à circulação de caminhões nas cidades e estradas locais.
Para começar, repito a mesma dica que mencionei nos posts sobre o Canadá. Evite dirigir nos Estados Unidos usando a CNH brasileira, mesmo que as locadoras de veículos aceitam, isso é um risco jurídico no caso de algum incidente ou acidente ou mesmo numa abordagem policial. Pode-se até alugar com a CNH do Brasil mas tenha consigo a PID-Permissão Internacional para Dirigir que é um documento oficial e internacional com diversos idiomas e aceito na grande maioria dos países do mundo.
Esse documento é como um espelho da própria CNH e mantém as categorias habilitadas assim como o vencimento. O importante é que por ser impressa também em inglês e adotada oficialmente pelos Estados Unidos é uma salvaguarda de encrencas que podem custar muito caro com advogados, tradutores etc.
Para obter a PID basta acessar o portal do DETRAN local ou pessoalmente conforme cada Estado. O modelo é igual por ser amparado pelo SENATRAN. O custo gira em torno de R$ 280,00. Vale observar que as novas CNH já possuem formatação no padrão internacional dispensando a emissão de PID.
Vamos à algumas sinalizações
Crédito: Wikipedia
No U-Turn
Essa é impossível de errar: Proibido fazer retorno. Exatamente como a maioria dos países, incluindo o Brasil. Apenas pequenos detalhes como moldura, padrão das cores etc. mas, o contexto da imagem é bem claro.
No Parking - Tow Zone
Proibido estacionar - Sujeito a Guincho
Essa placa é correspondente à nossa com a letra E cortada em vermelho na diagonal. É importante respeitar o regulamento, como bom condutor e também porque em muitas cidades a fiscalização é ampla e muito rápida. Um veículo estacionado em local proibido pode ser imediatamente bloqueado por uma trava nas rodas até que o guincho chegue e leve o veículo para o depósito. A retirada poderá custar mais de US$ mil entre multa, guincho e estadia. Os valores variam muito conforme o Estado.
HOV - High-Occupancy Vehicle
Faixa de Alta Ocupação de veículo com 2 ou mais ocupantes adiante.
Essa placa é colocada antes do início de faixa de trânsito destinada a veículos que tenham dois ou mais ocupantes alertando a quem estiver só no veículo não poderá utilizar a referida. A fiscalização é eletrônica através de filmagens e monitoração online. O objetivo é priorizar o trânsito para mais pessoas em detrimento aos veículos com apenas o motorista.
Essa regra pode mudar em cada Estado. Fique atento! Além disso, observar as regras que podem ser de data ou horário, alerta de início e final, 24H etc.
Rail Road ahead
Observe que há um X entre as letras R que corresponde à Cruz de Santo André.
Nesse caso é um aviso de existência de cruzamento de linha férrea adiante.
Wrong Way
Equivalente à nossa sinalização de Contra mão ou sentido proibido. Numa tradução livre, "caminho errado"
Restriction Lane
Pista central proibida. Pode haver informação adicional como o uso das 7 às 9 horas de segunda a sexta-feira.
Conversão obrigatória
Na pista da direita é obrigatório virar à direita.
Keep on left
Manter à esquerda na via.
Warning Pedestrians
Cuidado. Preferência para pedestres. Sinalização usual em local de alta densidade de pedestres e pode haver seta de fluxo dominante. No caso da direita para a esquerda.
Outras Dicas
1) Ao aproximar-se de algum cruzamento ou qualquer outra instância onde encontra-se uma placa igual a essa abaixo, PARE o veículo totalmente. Não caia na tentação e hábito como é no Brasil de dar uma espiada e enfiar o pé porque se assim o fizer, certamente será autuado por um Agente de Trânsito que pode inclusive não estar numa viatura caracterizada e sim em um unamarked car police ou em bom português num veículo parecido com os particulares porém conduzido por policiais que acionam as luzes vermelhas e sirenes para proceder uma abordagem.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não há necessidade de contar o tempo em segundos parado. O condutor deve parar totalmente o veículo e em seguida, estando livre para avançar, iniciar a travessia com cuidado sem dar arrancadas.
2) Se alguma viatura estiver atrás de você com as luzes vermelhas, é possível que o policial não acione a sirene. Não pense duas vezes, sinalize que vai parar no acostamento ou na primeira vaga segura da via e pare. Não pense em dar no pé porque a regra é severa. Evadir-se da ordem de parada é crime e a partir desse momento o suspeito passa a ser um foragido.
Assim que parar o veículo, abra todos os vidros e aguarde a chegada do policial mantendo as duas mãos no volante. Não tire as mãos dali por nada até que o policial se aproxime. Certamente ele vai se aproximar bem devagar espalmando a traseira do seu veículo para deixar uma digital estampada. Faz parte da estratégia forense.
Na chegada do policial, eles sempre são cordiais, retribua o cumprimento e responda as perguntas. Se ele perguntar se você possui a Habilitação e os documentos do veículo responda que sim e diga onde está (porta luvas por exemplo) mas mantenha as mãos firmes ao volante.
Se ele pedir os documentos, diga que vai apanhá-los no porta luvas e não faça movimentos bruscos. Ele possivelmente questionará sem possui alguma arma, imagino que não, responda apenas que não. Se tiver portando, responda que sim e onde ela se encontra. De novo, nunca faça movimentos precipitados, sempre com a ordem do policial.
É comum que os policiais apenas parem veículos quando visualizam alguma anormalidade, por exemplo uma porta meio aberta, uma peça caindo ou que o condutor tenha cometido uma infração. No mais, muita tranquilidade e tudo é facilmente resolvido.
Crédito: www.nytrafficlawyer.com
3) Ao transitar numa rodovia e avistar uma viatura parada no acostamento atrás de outro veículo, caso você esteja na faixa imediatamente ao lado do acostamento, mude para a faixa da esquerda antes de chegar ao veículo policial. Se não conseguir mudar de faixa devido ao tráfego, reduza a velocidade para umas 25 MPH para não ser autuado por direção perigosa. É proibido transitar ao lado de viatura parada em alta velocidade. Cuidado ao reduzir a velocidade. Essa é uma ação de risco e por isso o motorista deve estar o tempo todo atento ao trânsito.
Na próxima publicação trarei mais algumas placas e comentarei sobre cruzamentos com 4 placas STOP ! Um desafio que muitos estrangeiros não entendem prontamente a lógica de passagem.
Até lá!
Agradeço pela leitura e também ao George Otavio Savegnago, artista da cidade de Taboão da Serra, SP pela gentileza de sua mensagem sobre Segurança no Trânsito enviada e publicada abaixo.
Thyrso Guilarducci