Nunca seja surpreendido no trânsito
Neste último post da série do Workshop, serão abordados diversos temas, incluindo um pouco mais sobre o tombamento de caminhões, especialmente os basculantes que têm maior probabilidade durante as operações de descarga.
Vou retomar um pouco mais sobre alguns componentes que atuam na dinâmica do comportamento dos veículos em curvas. Mesmo repetindo algumas considerações, isso ajudará a fixar ainda melhor e vale a pena por reforçar os conhecimentos tão indispensáveis para conduzir veículos ou administrar uma equipe de motoristas profissionais.
Observando a imagem acima, há um contraponto das derrapagens. Veículo leves e baixos dificilmente tombam porque derrapam. Os pesados não derrapam mas tombam. Isso em condições normais de pistas secas e planas.
A atuação das forças centrífuga (que força para jogar o veículo para fora da curva) e a centrípeta (que atua inversamente), têm o rompimento pela que tiver mais energia e superar a força contrária. Com a direção girando para adequar a trajetória com a curva a força centrípeta tenta compensar a centrífuga que tende a manter a trajetória reta desprezando a curva.
Veja esquema na imagem abaixo:
No caso dos caminhões e carretas basculantes o deslocamento do CG Centro de Gravidade é muito intenso. Observe a imagem sobre isso abaixo:
Diante disso, algumas regras para os basculantes são fundamentais:
Confira se a carga está carregada de maneira uniforme para não haver excessos de um só lado;
Tenha maior cuidado com carga úmida, que pode grudar na caçamba e aumentar o perigo de tombamento;
Não exceda o limite de carga previsto na Lei da Balança;
Antes de bascular, confira se a porta traseira está aberta;
Fique atento à rede elétrica, galhos de árvores, cabos e postes;
Mantenha as pessoas afastadas durante o basculamento.
Não bascular durante ventos fortes;
Alinhe o conjunto cavalo-carreta antes de iniciar a descarga;
Se a carga não descer, não dê trancos com a caçamba levantada.
Esteja muito atento após a descarga. Nunca transitar com caçamba erguida.
PARA REFLETIR
Veículos pesados não são apenas automóveis que possuem tamanho e peso maiores. Embora muitos comandos sejam parecidos. Por serem pesados, ocupam espaços maiores e as reações práticas são diferentes, devem ser conduzidos com critérios preventivos o tempo todo.
Não que automóveis possam ser dirigidos despreocupadamente, mas os veículos pesados exigem mais espaço para parar, mais espaço para ocupação das vias, nas manobras como esquinas e curvas. Nas subidas e descidas necessitam mais atenção.
É muito importante que um motorista de caminhão, ônibus, carreta, bi trem, ou qualquer outro pesado conheça as técnicas apropriadas para atuar com segurança no trânsito.
Da mesma forma, é fundamental que os motoristas de automóveis e veículos menores saibam que os pesados precisam de espaço para parar, fazer curvas e manobras.
Por isso, respeitar o espaço para os pesados pode significar uma direção segura ou um acidente se assim não o fizer.
Outro cuidado que um motorista deve estar atento, principalmente os de veículos pesados, é a possibilidade de sair da pista e ir para um acostamento desnivelado repentinamente, não importando o motivo. Pode ser um desvio de emergência que foi necessário para não colidir frontalmente com alguém que fez ultrapassagem imprudente e invadiu a sua pista. Não importa. O que é extremamente importante nessas horas é manter o veículo sob controle.
Não tente retornar à pista imediatamente pois o golpe na direção provocará uma inclinação de risco provocando um tombamento com muita probabilidade. Se for veículo menor, pode derrapar e perder o controle da direção e causar acidentes e capotamento.
O controle da direção é tranquilo numa reta, mas nas curvas é diferente. É prudente conhecer o comportamento do veículo para ajustar a velocidade, mesmo que o limite sinalizado seja maior.
DICA DA CARGA MISTERIOSA
É muito comum o transporte de containers cuja carga foi embarcada longe do local onde será retirado. Por exemplo, um container procedente de algum Porto, provavelmente do exterior, foi carregado e lacrado na ausência do motorista que vai levá-lo num percurso rodoviário.
O que há dentro dele, como foi arrumada a carga e a altura da carga dentro do container é um mistério. A única informação mais básica é o peso bruto. Assim, o motorista inicia a viagem com o container sobre o semirreboque porta container e poderá tombar o veículo numa curva porque o peso dentro do container estava no topo do carregamento.
O correto é lidar com esse tipo de carga considerando o pior cenário possível, assim com esses cuidados, não abusar da velocidade, principalmente em curvas, vai evitar um acidente de tombamento.
PEQUENOS UTILITÁRIOS BAÚS
Com a intensificação das restrições para a circulação de caminhões nos centros urbanos, o uso das vans e pequenos utilitários baús teve um aumento considerável para atender às tantas demandas de entregas e coletas de mercadorias. Por serem esses veículos muito leves e instalarem baús elevados, são também propensos aos tombamentos com muita facilidade.
Os mesmos cuidados devem ser previstos tal como se fossem um veículo pesado, acrescentando ainda a precaução nas rodovias com relação ao vento. Uma rajada de vento lateral pode tombar facilmente esse tipo de veículo. Se estiver vazio ou leve ainda mais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Segurança no Trânsito aplicada aos veículos pesados foi alvo de muita atenção por países europeus, em especial a Suécia que detinha elevados números de acidentes por falta de uma política pública à altura das necessidades.
Com essa realidade, o país transformou-se no maior defensor da Segurança através de medidas legais e técnicas servindo de exemplo aos demais países. A Scania e Volvo que são originárias desse país engajaram-se nesse propósito e estenderam suas políticas pelos países onde possuem algum tipo de representação. A Volvo foi quem mais se destacou e fez da prevenção dos acidentes com veículos de sua marca uma verdadeira obsessão. Qualquer projeto de veículo passa por testes rigorosos de padrões de segurança levados aos extremos.
Os desafios para que o mundo consiga reduzir os índices de acidentes com mortos e feridos não dependem unicamente das medidas governamentais. Cada cidadão, cada motorista, cada autoridade deve se envolver nesse propósito unindo esforços ao máximo possível.
MOTORISTAS!
As suas experiências ao longo do tempo conduzindo veículos, seja qual for o tipo, é um fator muito positivo para antecipar-se nas rápidas avaliações de um risco à sua volta.
O objetivo deste Blog ou encontro não foi de ensinar a dirigir, conduzir seu veículo pois, certamente, vocês dominam essa arte com competência bastante para saber como se comportar em cada situação, no trânsito e nas manobras necessárias para a mobilidade.
O que se pretende efetivamente é acrescentar às suas habilidades, uma visão técnica do mundo dos transportes e da sua dinâmica quanto aos riscos que nem sempre conhecemos.
Aumentando nossa compreensão, diminuímos os riscos de nos envolvermos em uma ocorrência: coisa que ninguém está isento mas, com certeza menos exposto do que aqueles que não aplicam as técnicas preventivas e cuidados fundamentais.
Sejam muito felizes (e seguros)!
Thyrso Guilarducci
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